Valuation

O valor de uma empresa está diretamente relacionado às decisões que toma, relativas à quais projetos empreendem como os financiam, sua política de dividendos e a natureza do seu motor econômico. A compreensão deste relacionamento é a chave para a tomada de decisões que adicionam valor e permitem uma gestão financeira sensata.

Desenvolvemos projetos de valuation para vários propósitos:

  • Nortear processos decisórios de compra ou venda de empresas (parcial ou total). Quando a Target efetua um valuation buy side (para a empresa aquisitora), fatores especiais são considerados, como o efeito da sinergia (ou falta de) sobre o valor agregado das duas empresas (alvo mais aquisitora) antes que uma decisão seja tomada em relação à proposta.
  • Na determinação do valor de uma empresa totalmente nova, que ainda nem existe, que é apenas um projeto, seja para analisar sua viabilidade econômica ou atrair sócios investidores e fontes de financiamentos.
  • Na mensuração do impacto que novos projetos terão no valor da empresa para os proprietários.

Modelagens usadas

  1. Fluxo de Caixa da Empresa (FCFF free cash flow to firm). Visão da operação do negócio contendo a dívida.
  2. Fluxo de Caixa do Acionista (FCFE free cash flow to equity). Visão dos acionistas na distribuição dos dividendos.
  3. Valor Econômico Agregado (EVA Economic Value Added). Demonstra se a empresa cria ou destrói valor ao longo do tempo.

Para o Fluxo de Caixa da Empresa FCFF, descontamos o fluxo de caixa pelo custo médio ponderado do capital próprio e de terceiros (weighted average cost of capital – WACC). O Fluxo da Empresa não é igual aos ganhos após pagamento de impostos, despesas como depreciação e amortização e deduzindo os investimentos em CapEx e capital de giro.

A Metodologia do FCFF é comumente utilizada para a avaliação do valor presente líquido por refletir o fluxo de caixa gerado pela empresa disponível para todos provedores de recursos, tanto de capital próprio, quanto de dívida, por isso, esse fluxo de caixa não é afetado por alterações de estrutura de capital da empresa.

O único impacto da estrutura de capital sobre o valor apurador neste método é sobre o custo médio ponderado do capital próprio e de terceiros, que, portanto altera o valor presente (valor da empresa).

Para o Fluxo de Caixa do Acionista FCFE, descontamos o fluxo de caixa pelo custo do capital próprio. Este fluxo de caixa além das deduções do fluxo de caixa da empresa, é após o pagamento de juros e da dívida, portanto, é o fluxo final disponível para os acionistas.

 

 

 

Beatriz Garcez

    Licença Creative Commons Esta página foi licenciada por Target Advisor com a licença Creative Commons; disponível em Valuation.