Desde o IPO, companhia adquiriu seis empresas e investiu 63% do capital destinado para aquisições. O desafio desses processos costuma ser a integração

Locaweb na B3

É uma daquelas trajetórias difíceis de serem previstas até mesmo com o mais sofisticado dos algoritmos. Um ano após sua estreia na Bolsa, as ações da empresa de tecnologia Locaweb (LWSA3) acumulam uma alta de quase 600%. Negociada a nada menos do que 25 vezes sua receita projetada para 2021, a companhia se prepara para uma nova oferta de papéis — e novas aquisições — enquanto integra as seis compras feitas em um ano.

Parte da explicação para tamanha alta das ações está no fato de a pandemia ter acelerado a digitalização de pequenas e médias empresas — impulsionando os negócios da Locaweb. Outra parte deve-se ao fato de ela ter justamente seguido à risca um de seus maiores planos do IPO: crescer por meio de aquisições.

“Nós pensamos fusões e aquisições como parte da nossa estratégia de pesquisa e desenvolvimento e não como uma área. Todo o nosso processo estratégico envolve aquisições”, afirma Rafael Chamas Alvez, diretor financeiro da Locaweb, em entrevista ao Do Zero ao Topo— marca de empreendedorismo do InfoMoney.

Desde o IPO, a companhia investiu cerca de 63% do capital destinado para aquisições (R$ 544,7 milhões). A última compra, da curitibana ConnectPlug, foi anunciada no fim de janeiro. Embora anúncios de aquisição animem o mercado, eles representam apenas o início dos desafios que uma empresa costuma enfrentar em uma aquisição. A integração de funcionários, produtos e sistema da companhia adquirida costuma ser a parte mais delicada da operação.

“Muitas empresas possuem um time de M&A, mas falham por não ter um processo de integração bem definido. O cálculo das sinergias muitas vezes é agressivo na aquisição, mas os processos de integração nem sempre conseguem atingir as expectativas”, afirma Bruno Vasconcellos, diretor do Boston Consulting Group.

O modelo de seleção e integração da Locaweb

Na Locaweb, o modelo de aquisição e integração de empresas foi criado e refinado desde a sua primeira empreitada, a da plataforma de e-commerce Tray, em 2012. No setor de tecnologia, seu o modelo é tido como um caso de sucesso.

“A administração da Locaweb é sólida e nas aquisições eles costumam preservar o fundador, dar liberdade para que continue operando. Isso é fundamental na área de tecnologia”, diz o investidor e empreendedor Paulo Humberg, que vendeu uma de suas investidas, a Delivery Direto, para a Locaweb em 2019.

Se o empreendedor quer vender seus negócios para tirar um sabático, não adianta bater à porta da Locaweb. A retenção dos fundadores e seus principais funcionários é o principal pilar do processo de aquisição da companhia.

“O mais importante para nós é reter as pessoas e fazer com que a empresa [adquirida] tenha ferramentas parar crescer mais do que crescia antes”, afirma Fernando Cirne, CEO da Locaweb…. Leia mais em infiomoney 06/02/2021