ACORDO
A Telefônica anunciou pela manhã um acordo envolvendo ações e dinheiro para aumentar sua fatia na Telco. Através de uma complexa série de transações, a Telefônica só assumirá o controle total da Telco –e, portanto, da Telecom Italia– se receber a aprovação de reguladores antitruste.
A operação avalia as ações da Telecom Italia detidas pelos seus parceiros italianos na Telco em 1,09 euro por papel. Integram o grupo de investidores a seguradora Generali e os bancos Intesa Sanpaolo e Mediobanca.
Em comunicado ao mercado brasileiro, a Telefónica confirmou os detalhes da operação, afirmando ter adquirido ações preferenciais sem direito a voto, mantendo-se por enquanto inalterada a estrutura de controle da Telco.
Segundo a empresa, foram preservadas todas as obrigações e restrições originalmente impostas pela Anatel e pelo Cade, referindo-se ao acordo firmado com as autoridades em 2007 que previa a não interferência na gestão da TIM no país. A empresa não comentou a possibilidade de venda da companhia.
(Por Danilo Masoni, em Milão, Leonardo Goy, em Brasília, e Luciana Bruno, no Rio de Janeiro)