Avaliação para a Reestruturação Econômica da Empresa:
A Target Advisor aconselha empresas em uma ampla gama de situações de estrutura de capital, reestruturação de dívidas e financiamento, o que inclui empresas sobre alavancados ou que apresentam baixo desempenho, inclusive na reorganização e vendas de ativos (desinvestimentos).
Oferecemos consultoria especializada, embasada em nossa experiência transacional de serviços abrangentes em especial a empresas do middle-market.
A Target Advisor possui uma ampla expertise de relacionamentos que ajudam a identificar e avaliar opções para proporcionar às empresas uma avaliação realista de alternativas no mercado de capitais.
A Target Advisor desenvolve projetos de avaliação dos negócios, gerando informações que sustentam a tomada de decisão frente às necessidades de uma restruturação econômica da empresa.
Esses projetos possibilitam a atuação com foco nos pontos críticos da gestão operacional e financeira da empresa.
Alguns projetos efetuados pela Target:
- Análise do Retorno aos acionistas frente ao custo do capital empregado, próprio e de terceiros (dívida).
- Análise da capacidade de geração de caixa.
- Análise do perfil da dívida, da capacidade de pagamento, e o impacto no valor da empresa.
- Cálculo do Valor Econômico Agregado (EVA™ Economic Value Added) para determinar se a empresa cria ou destrói valor ao longo do tempo.
Uma reestruturação econômica exige a análise do Valor Econômico Agregado (EVA). O EVA™ (Economic Value Added), é uma metodologia de análise financeira de gestão e que tem ajudado inúmeras empresas no aperfeiçoamento de seu desempenho e no acompanhamento de seu valor de mercado. O EVA foi desenvolvido e patenteado por Joel Stern e G. Bennett Stewart III, e posteriormente no início da década de 80 disseminado pela Consultoria Stern Stewart Co, tornando-se a partir daí popular em muitas empresas como medida de performance, portanto, é uma marca registrada da Stern Stewart & Co. (U.S.A.).
A Target Advisor usa a metodologia do EVA™ gerando medidas que levam em consideração o retorno operacional do investimento, o capital empregado e o seu custo. A diferença positiva entre o retorno operacional do investimento e o custo do capital empregado, chamado de spread econômico, demonstra que o valor econômico agregado (EVA) da empresa é positivo e, portanto, de certa maneira pode indicar que a empresa toma decisões de investimento visando geração de valor, de acordo com o objetivo dos acionistas.
Da mesma forma que o EVA é um indicador de valor agregado ao acionista, o valor da empresa calculado pelo fluxo de caixa descontado oferece o mesmo resultado uma vez descontada a dívida, chegando assim ao valor da empesa para os acionistas (equity).
Este contexto do desenvolvimento de fluxos de caixa descontados pelo método EVA e tradicionais, permitem uma visão muito ampla da análise da necessidade de reestruturação econômica, e não apenas no sentido de reestruturação da dívida. Esse contexto demonstra que um dos principais objetivos da avaliação da empresa para o acionista é o acompanhamento constante do seu valor, passo a passo, o que permitirá aos gestores tomarem decisões mais acertadas que irão levar a um aumento coerente de valor.