PARIS/LONDRES (Reuters) – A Sanofi e a Boehringer Ingelheim estão em negociações exclusivas sobre uma troca de ativos avaliada em 20 bilhões de dólares e que envolve a área de produtos veterinários da farmacêutica francesa e a operação de produtos de saúde voltados ao consumidor do grupo alemão.
O acordo vai consistir em uma troca da Sanofi Merial, de saúde animal e avaliada em 11,4 bilhões de euros, pela divisão de saúde do consumidor da Boehringer, avaliada em 6,7 bilhões. A discussão também prevê que Boehringer vai pagar 4,7 bilhões de euros em dinheiro à Sanofi, disseram as companhias nesta terça-feira.
O plano sinaliza uma reformulação radical da Sanofi sob a nova direção de Olivier Brandicourt, que assumiu a empresa em abril e disse que vê “sinergias limitadas” entre saúde animal e o restantes das operações da companhia.
O acordo vai levar a fabricante de medicamentos francesa para o primeiro lugar em um mercado fragmentado de saúde do consumidor, com as vendas proforma de 2015 de aproximadamente 5,1 bilhões de euros e uma fatia de mercado global de cerca de 4,6 por cento.
A Boehringer vai se tornar a segunda maior companhia do mundo em saúde animal.
Por Andrew Callus e Ben Hirschler