Nuvini, de Pierre Schurmann, faz quarta aquisição e capta R$ 400 milhões
A Nuvini, holding de internet que está construindo uma plataforma de software as a service (SaaS), comprou a Dataminer, empresa da área de big data, na sua quarta aquisição desde que foi criada em 2020 por Pierre Schurmann, um dos pioneiros da web no Brasil.
A aquisição, revelada com exclusividade pelo NeoFeed, acontece em um momento no qual os investidores estão ávidos por ativos de startups de software as a service, considerada uma das principais tendências do setor de tecnologia.
No começo de março deste ano, a Totvs pagou R$ 1,86 bilhão pela RD Station, líder da área de marketing digital no Brasil, por uma fatia de 92% da startup fundada por Eric Santos, que foi avaliada em R$ 2 bilhões, quase 10 vezes a sua receita projetada para 2021.
“Até 2025, queremos adquirir entre 80 e 90 empresas de três segmentos: marketing, ferramentas de finanças e produtividade”, disse Schurmann, ao Café com Investidor, programa do NeoFeed que entrevista os principais gestores de venture capital e private equity do Brasil.
Dataminer
Com a Dataminer, a Nuvini ganha um ativo que atua na área de big data e analytics e que já conta com mais de 400 clientes. Entre eles, companhias do porte de Edenred (dona da Ticket), Dell, Totvs, Comgas, Itaú e CPFL
A companhia desenvolveu uma ferramenta chamada Datahub, que funciona como um hub de dados de diversas fontes públicas de governos municipais, estaduais e federais e que ajudam as empresas a gerar “insights”. “Ela é uma central de inteligência e de informações para marketing, vendas, riscos e compliance”, diz André Leão, fundador e CEO da empresa.
Na área de marketing, a plataforma da Dataminer usa esses dados para que as empresas possam conhecer o potencial de mercado em que atuam, encontrar seus potenciais clientes e gerar uma lista de leads. Em compliance, a ferramenta ajuda a conhecer melhor os fornecedores, os funcionários e os clientes e dá informações para mitigar o rico de fraudes e de lavagem de dinheiro.
Além da Dataminer, a Nuvini já comprou a Leadlovers, que tem uma ferramenta de automação de marketing digital; a Effecti, uma solução de e-procurement; e a Ipê Digital, dona de uma solução de gestão online para óticas, com 4 mil clientes. Os valores de todas as aquisições não foram divulgados. “Vamos fazer mais duas aquisições até o fim de abril”, afirma Schurmann.
Com isso, a estimativa é que a Nuvini tenha um faturamento de R$ 300 milhões até o fim deste ano. No ano passado, a receita foi de R$ 20 milhões. Nesse início, a holding conta com R$ 100 milhões para fazer aquisições, dinheiro que veio do próprio Schurmann e de alguns family offices, cujos nomes não são revelados, que financiam a expansão da Nuvini.
Mas esses recursos vão aumentar. A Nuvini está concluindo uma captação de R$ 400 milhões, apurou o NeoFeed. O dinheiro será usado para financiar as aquisições neste ano e até meados de 2022. A meta é comprar entre 15 e 20 empresas por ano até 2025, quando a holding espera ter uma receita de R$ 4 bilhões… Leia mais em neofeed 12/04/2021