A Anheuser-Busch InBev, maior fabricante de cervejas do mundo, informou à rival SABMiller, segunda maior cervejaria global, que pretende fazer uma oferta para adquiri-la.
A Anheuser-Busch InBev controla indiretamente a brasileira Ambev, dona de marcas como Antarctica, Brahma e Skol, e também tem marcas estrangeiras como Budweiser, Stella Artois e Corona. Já a SABMiller fabrica cervejas como Peroni, Grolsh e Pilsner Urquell.
Ainda não há uma proposta pronta. Em comunicado nesta quarta-feira, a Ambev disse que “o processo está sendo conduzido diretamente pela AB InBev, sem a participação da Ambev, de modo que não há informações adicionais àquelas divulgadas por AB InBev ou por SABMiller a serem divulgadas no momento”.
A SABMiller disse, em um breve comunicado nesta quarta-feira, ter sido informada sobre a oferta, mas disse não ter nenhuma outra informação sobre os seus termos.
“O Conselho da SABMiller analisará e responderá apropriadamente a quaisquer propostas que possam ser feitas”, disse. “Não pode haver certeza de que uma oferta será feita ou sobre os termos nos quais qualquer oferta pode ser realizada.”
A notícia fez as ações das duas empresas dispararem na Bolsa de Valores. Por volta das 7h30 (horário de Brasília), as ações da SAB subiam mais de 20%, enquanto as da AB Inbev ganhavam quase 8%.