Por Richard Milne | Financial Times
As ações da Hennes & Mauritz (H&M) dispararam para uma alta recorde após a varejista sueca de moda ter divulgado lucros superiores aos previstos.
A H&M informou um lucro operacional de 5,8 bilhões de coroas suecas (US$ 900 milhões) no terceiro trimestre fiscal, um avanço de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. Os analistas do mercado estimavam ganho de 5,5 bilhões de coroas suecas.
“Nossa expansão não é forte. Não faz muito tempo que abrimos nossa loja número 2 mil em 2010, e neste setembro – apenas três anos depois – abrimos nossa loja número 3 mil em Chengdu, uma das principais cidades chinesas”, disse o CEO da H&M, Karl-Johan Persson.
A empres sueca de moda chique e barata vinha sendo ofuscada pela Inditex, dona da Zara, desde que a rival espanhola a superou e se tornou a maior varejista mundial de moda, há dois anos. Mas a Inditex informou na semana passada lucros inalterados no primeiro semestre, enquanto a H&M começa a colher os frutos da estreia de sua loja americana on-line.
No início do pregão de ontem em Estocolmo, os papéis da H&M tinham subido 7% [e fecharam em alta de 6,74%]. Eles se valorizaram 33% nos últimos três meses, à medida que os investidores apostaram que a recente pressão sobre lucros começaria a recuar.
Nos três meses encerrados em agosto, a margem bruta da H&M subiu para 58,8%, em relação os 58,2% do mesmo período do ano anterior.
Fonte: Jornal Valor Econômico
Leia mais em:
https://www.valor.com.br/empresas/3285502/lucro-da-hm-surpreende-e-acao-sobe-7#ixzz2g6QK58Ig