Após dois anos de preparação, a Alpargatas lança hoje sua primeira coleção de roupas com a marca Havaianas, projeto que demandará gastos de R$ 40 milhões somente este ano. Segundo Márcio Utsch, presidente da companhia, a categoria de “não sandálias” deverá representar 10% do faturamento da marca em cinco anos.
A primeira coleção da Havaianas traz 500 modelos de moda praia e casual, como biquínis, saídas de banho, shorts, camisetas, vestidos, calças e saias. “A gente não fez camiseta básica com o nome Havaianas no meio. Isso seria óbvio demais”, disse o executivo.
A venda dos produtos, durante este ano, será feita na loja da Rua Oscar Freire, em São Paulo, que foi reformada para receber a nova coleção. As peças também estarão disponíveis nas duas novas lojas da marca em formato “full” que serão inauguradas esta semana no Shopping Iguatemi, em São Paulo, e no Shopping Leblon, no Rio.
Segundo Utsch, a partir do próximo ano, a Alpargatas deve iniciar as vendas dos produtos nas suas outras lojas – hoje são 580 no Brasil e no exterior – e no canal de atacado.
Ainda em 2015, as peças serão apresentadas aos mercados da Europa e Estados Unidos.
“Vamos experimentando e ganhando segurança. Não vamos correr antes de aprender a andar. É um mercado novo e nos preparamos muito para acertar no posicionamento, que não é o de oferecer o melhor custo-benefício para os clientes”, afirma Utsch.
As peças vão de R$ 39 (camiseta) a R$ 250 (calça de linho). Utsch não revela qual a previsão para o projeto de vestuário começar a dar lucro, diz apenas que “a gente não aposta em cavalo que não ganha”.
Carla Schmitzberger, diretora da Havaianas, diz que a coleção traduz o conceito de conforto da marca, com bastante uso de fibras naturais e algodão. O colorido característico das sandálias também está presente nas roupas. “Não há nada preto”, afirma a executiva.
A ideia de estender a marca Havaianas para outros produtos começou a ser executada pela Alpargatas em 2007. De lá para cá, foram lançados toalhas, chaveiros, capinhas de celular e diferentes modelos de calçados. Somente em 2012, no entanto, foi aprovado o plano de negócios para vestuário.
A equipe dedicada exclusivamente ao projeto conta com 30 pessoas, considerando os oito estilistas contratados para desenvolver as peças dentro da Alpargatas. As confecção dos produtos não é terceirizada e serão lançadas três coleções por ano da marca, divididas em verão, alto verão e inverno.
A princípio, a operação de vestuário da Havaianas não terá nenhuma sinergia com a da Osklen, grife comprada pela Alpargatas em 2013. No entanto, diz Utsch, a entrada em vestuário vai ajudar na busca da empresa pela maior alavancagem operacional, a partir do crescimento das receitas em ritmo maior que os das despesas.
Controlada pelo grupo Camargo Correa, a Alpargatas teve lucro de R$ 116,6 milhões no primeiro trimestre deste ano, uma alta de 26,3% em relação ao mesmo período do ano passado. A receita líquida da companhia alcançou R$ 765 milhões, avanço de 14% na mesma comparação.