O conglomerado Fosun International, conhecido por comprar a operadora de resorts francesa Club Med e por manter uma série de ativos globais do setor de seguros, tem uma nova meta em mente: os bancos privados.
O conglomerado começou como um distribuidor de medicamentos chineses, há duas décadas, e passou a comprar no exterior em 2012. Nos últimos 12 meses, adquiriu US$ 8 bilhões de seguradoras e outras companhias do setor financeiro, além de marcas como Cirque du Soleil e Silver Cross, segundo a Dealogic.
A Fosun está no processo de comprar o banco privado alemão Hauck & Aufhauser por US$ 233 milhões, uma transação que está esperando por aprovação regulatória alemã. Também deseja comprar 50% da belga BHF Kleinwort Benson Group.
O executivo-chefe da Fosun, Liang Xinjun, disse em entrevista que o grupo está buscando comprar ainda mais ativos. Segundo ele, há muitas pessoas de classe média na China em busca de investimentos no exterior e, caso o conglomerado tenha bancos privados, ele poderá oferecer a essas famílias acesso direto a produtos financeiros personalizados para investir no exterior. Também buscará oferecer “produtos de investimento chineses” para os clientes já existentes de bancos privados europeus. Fonte: Dow Jones Newswires.