A Cisco anunciou um acordo para a compra da Jasper Technologies, por 1,4 mil milhões de dólares. A fusão pode tornar mais fácil desenvolver construir em torno de serviços baseados em IoT, em vez de produtos.
Grande parte do negócios da Jasper está baseado na interligação de produtos às redes móveis. A sua tecnologia não é implantada entre as empresas fornecedoras e os operadores, fazendo o trabalho complicado de ligar as aplicações de IoT a conexões de rede.
A Cisco desenvolve uma série de equipamento no lado da rede, além de tecnologia de análise na outra extremidade capaz de tornar a IoT mais eficaz e rentável. Juntar as capacidades deverá simplificar as implantações que actualmente envolvem muitas empresas e componentes de software, sustentam.
O novo negócio levanta porém questões quanto à viabilidade da parceria entre a Cisco e a Ericsson, segundo o qual não é suposto os dois fabricantes fornecerem equipamentos complementares para IoT.
“É difícil imaginar que a Cisco e Ericsson irão colaborar na gestão de conectividade num contexto de IoT, se têm agora soluções concorrentes”, assinala Steve Hilton (MachNation).
A aquisição parece colocar a futura oferta da primeira em concorrência com a plataforma de conexão de dispositivos da Ericsson, produto preparado para executar as mesma funções da plataforma da Jasper, dizem vários analistas.
“É difícil imaginar que a Cisco e Ericsson irão colaborar na gestão de conectividade num contexto de IoT, se têm agora soluções concorrentes”, assinala Steve Hilton, analista da MachNation.
O vice-presidente da Cisco e director geral para o negócio de IoT e colaboração, Rowan Trollope, não se mostrou incomodado. Nenhum fornecedor será capaz de atender a todos os tipos de clientes através em todos os prestadores de serviços, defende.