Crescimento esperado para o ano passado não foi alcançado, o que reduziu a projeção para 2016
Em 2015, o crescimento do comércio eletrônico perdeu fôlego. A expectativa do setor era de um crescimento de 26% em relação a 2014, mas o ano fechou com alta de 22%. O faturamento foi de R$ 48,2 bilhões, com valor médio de compra de R$ 310. Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.
“O setor sentiu a queda nas vendas. Mas não foi tão forte quanto no varejo tradicional”, afirma Maurício Salvador, presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.
Segundo Salvador, o resultado não é explicado por dois fatores: a entrada de novos consumidores no segmento das compras on-line e uma percepção entre os brasileiros de que os sites oferecem preços menores.
Com isso, o resultado de 2015 levou a uma previsão mais modesta para 2016: alta de 18%, com faturamento de R$ 56,8 bilhões. O valor médio de compra deve cair para R$ 298 por conta de promoções maiores para atrair a clientela.