SÃO PAULO – A produtora norueguesa de alumínio Norsk Hydro informou nesta sexta-feira que assinou uma carta de intenções com a Vale com o objetivo de comprar a participação de 40% da mineradora brasileira na Mineração Rio do Norte (MRN), maior produtora de bauxita no Brasil. Com a aquisição, a Norsk Hydro poderá consolidar sua posição de produtora global de bauxita e alumina.
Em comunicado, a companhia norueguesa informou que a compra da fatia da Vale está condicionada aos resultados de uma auditoria nas informações contábeis da MRN (“due diligence”) e aprovação do comando das empresas, além das autorizações de praxe de órgãos antitruste.
Conforme a Norsk Hydro, as duas companhias vão buscar ainda o apoio de outros acionistas da MRN ao negócio, entre os quais a Alcoa, que detém 18,2% da empresa, a South 32 (14,8%), a Rio Tinto (12%) e a Companhia Brasileira de Alumínio – CBA (10%). A Hydro já tem 5% da empresa e ficará com 45% do capital se o negócio for concretizado.
A MRN está instalada desde 1979 no Oeste do Pará e não é um dos maiores produtores mundiais de bauxita, com produção de 18 milhões de toneladas por ano e 1,4 mil funcionários. Suas operações incluem mina, uma usina de beneficiamento, estrada de ferro, terminal portuário e usinas de geração de energia.
Essa não não é a primeira vez que a Hydro negocia ativos de alumínio com a Vale. Em 2011, a companhia comprou a fatia de 57% da mineradora na refinaria de alumina Alunorte, uma mina de bauxita em Paragominas, uma participação de 51% na Albras (voltada à fundição e usinagem de alumínio) e a fatia de 61% na refinaria de alumina CAP, todos no Pará.
Segundo a companhia norueguesa, o contrato firmado em 2011 também previa acordos comerciais de compra de bauxita da MRN.
Fonte: Valor Econômico/Stella Fontes