SEC questiona sobre renda do Twitter e da Etsy na pré abertura de capital

Sem Comentários ainda

Algumas empresas famosas de tecnologia foram alvo de questionamentos  da SEC (Securities Exchange Comission) a respeito de como registram suas receitas.

 

Quando a Etsy abriu seu capital no início do ano, a Comissão de Títulos e Câmbio dos EUA (SEC) questionou a maneira como eles registravam suas receitas em relação a certas taxas. Os reguladores estavam preocupados que um gráfico no início do prospecto sobre abertura de capital da Etsy estava confuso. O gráfico, que foi rotulado como “nossa plataforma inovadora” mostrava o crescimento nas vendas de 280 milhões de dólares em 2008 para 695 bilhões em 2013. Mas na verdade, a receita da Etsy em 2013 foi de apenas 125 milhões de dólares (isso mesmo, milhões e não bilhões).

 

 

A empresa finalmente revisou o gráfico, deixando claro que estava se referindo às receitas de vendas de toda a indústria e não especificamente da Etsy. As ações da Etsy, que não é um mercado online para artesanatos e bens vintage, caíram quase 50% desde o final do primeiro dia de negociações na bolsa, após sua oferta pública.

 

A Etsy está longe de ser a única startup de tecnologia que tem os relatórios analisados e devolvidos pela SEC por causa de jeito pouco convencional de relatar suas praticas financeiras. Como startups de tecnologia ficam no mercado privado por um longo tempo, cada vez mais elas estão sendo questionadas sobre a maneira como registram suas vendas e as relatam para seus potenciais investidores.

 

O Twitter, também teve diversas conversas com a SEC sobre suas políticas de reconhecimento de receita quando abriu seu capital no final de 2013. Seguindo os pedidos dos reguladores a empresa de mídia social mudou e expandiu a descrição de como faz a contagem de algumas de suas ofertas em seus arquivos de oferta pública.

 

 

Inicialmente, o Twitter planejava dizer aos investidores que não tinha ainda desenvolvido uma política de como registrar as vendas de algumas de suas ofertas de publicidade de longo prazo, aquelas cuja receita esperada para a empresa não estava muito bem esclarecida. A empresa disse que usaria a melhor estimativa do preço de venda ao registrar os números dessas ofertas para computar em seus informativos trimestrais. Também informou que a maneira de calcular essas estimativas pode variar ao longo do tempo.

 

 

Entretanto, no momento em que a empresa de mídia social abriu seu capital, o Twitter mudou a maioria da linguagem usada em parte dos seus documentos de oferta pública. A empresa deu uma descrição detalhada dos tipos de negócios onde seriam necessárias estimativas, o por que e disse também que as suas políticas para elaborar essas estimativas seriam consistentes. O projeto final de sua declaração de oferta pública afirmava que a empresa estava confiante em suas habilidades para fazer a estimativa para essas ofertas.

 

No início do ano, a firma de advocacia Proskauer Rose publicou um relatório que apontava que a SEC questionou 88% das empresas de tecnologia, mídia e telecomunicações que abriram seu capital no ano passado no que diz respeito à maneira como estavam registrando e reportando suas vendas. No ano anterior esse número foi de 79%. Outros tipos de empresa receberam muito menos questionamentos da SEC. No geral, a SEC questionou 46% das empresas que abriram seu capital e pediu que esclarecessem suas políticas de reconhecimento de receita.

 

O relatório também apontou que 30% das empresas que abriram seu capital no ano passado reconheceram que corriam risco de relatar suas informações financeiras incorretamente. No ano anterior esse número era de 17%. A Etsy estava entre essas empresas, e relatou que, durante seu processo de abertura de capital, os procedimentos de contabilidade da empresa estavam com falhas. Também nesse grupo estava a GoPro e o GrubHub food delivery.

 

Na quarta-feira, o The Wall Street Journal noticiou que um número de empresas privadas de tecnologia pareciam estar sendo muito descuidadas na maneira em que reportavam receita ou potencial receita aos investidores. Em um dos exemplos, a empresa de tecnologia Hortonworks indicou que teria vendas anuais de 100 milhões de dólares até o final de 2014. Após a abertura de capital, a companhia relatou que as vendas do ano de 2014 na verdade foram inferiores à metade do que tinha dito aos investidores.

 

Alguns se preocupam que esse padrão “mal feito” de relatório para empresas privadas poderia estar inflando uma bolha na área de tecnologia que ainda precisam abrir seu capital. Um crescente número de empresas privadas estão sendo avaliadas em 1 bilhão ou mais. O The New York Times recentemente publicou um relatório onde diz que essas empresas privadas podem não valer tanto quanto o último ciclo de financiamento sugere. Algumas empresas tiveram que diminuir suas avaliações e doar ações para os primeiros investidores no momento em que vão abrir seu capital.

 

Para a Etsy e o Twitter, as políticas contabilísticas de receita que foram examinadas pela SEC parecem estar relacionadas com uma parcela muito pequena das receitas das empresas. Em um exemplo, a SEC pediu a Etsy como ela registrou as taxas de inscrição dos atacadistas que ela cobra de certos vendedores em seu site. A companhia disse que registrou as taxas como receita não no momento em que foram cobradas, mas espalhou esses montantes ao longo do tempo em que o vendedor permaneceu no programa atacadista. Uma vez que o programa era novo, a SEC pediu a Etsy como ela iria saber quanto tempo os vendedores permaneceria como atacadistas. Etsy disse que o programa havia gerado menos de 15 mil dóares em receita e a SEC parece ter deixado de se preocupar com o programa, de modo que a Etsy não teve que mudar os registros dos arquivos. A SEC também questionou como a Etsy registrou as taxas que cobra dos vendedores para o processamento de transações. Esse problema também foi resolvido sem que a Etsy tivesse que reformular qualquer coisa em seus arquivos.

 

Assim como outras startups de tecnologia, a Etsy costumava mencionar suas vendas regularmente através de postagens em blog em seu site. Ela parou de fazer isso assim que se aproximava o momento de sua oferta pública. Essas vendas, no entanto, aparentam estar alinhadas com o que foi reportado mais tarde pela própria empresa nos relatórios de oferta pública.

 

Mas a Etsy foi forçada a fazer algumas alterações nos registros de oferta pública no que diz respeito a problemas na contabilidade. O prospecto final de pré-oferta pública mencionou que foram descobertas duas fraquezas materiais em suas práticas de contabilidade. A empresa disse que essas fraquezas levaram a erros de cálculo em suas despesas.  A empresa também foi forçada a fazer a retificação de seus ganhos nos anos anteriores. Por exemplo, ela mencionou ter ganhado 518 mil dólares provenientes de suas operações no ano de 2013. Na retificação, os números mostravam um lucro de apenas 58 mil dólares para aquele ano. O relatório original não havia mencionado nenhum erro de contabilidade.

 

Fale com a Target

    Nome

    Empresa

    Email

    Telefone

    Mensagem

    Target Advisor

    Fusões & Aquisições e Finanças Corporativas

    (11) 3031-5777
    contato@targetadvisor.com.br
    Av. Brigadeiro Faria Lima, 2229
    conjunto 92 – São Paulo
    Beatriz Garcez
    A Seguir

    Relacionadas Posts

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *