SÃO PAULO, 28 Jan (Reuters) – A Cielo anunciou nesta terça-feira que teve lucro pouco abaixo das estimativas de analistas para o quarto trimestre devido a maiores despesas.
A maior empresa de meios eletrônicos de pagamentos do país abriu a temporada de divulgação de resultados reportando lucro líquido de líquido de 720,7 milhões de reais entre outubro e dezembro, alta de 16,2 por cento ante igual etapa de 2012.
O número considera apenas acionistas da Cielo. Incluindo acionistas de fora da empresa, o lucro líquido foi de 722,79 milhões de reais. Nas duas métricas, o resultado veio um pouco abaixo da previsão média de cinco analistas consultados pela Reuters, de 737 milhões de reais.
De um lado, a receita líquida da companhia no período, de 1,85 bilhão de reais, veio 14,7 por cento maior na comparação anual, porém também abaixo da projeção média dos analistas, de 1,88 bilhão de reais.
Da mesma forma, o resultado operacional da companhia, medido pelo Ebitda (lucro antes de impostos, juros, amortização e depreciação) de 912,7 milhões de reais, ficou aquém dos 954 milhões da previsão de analistas, embora tenha subido 8,9 por cento no ano a ano.
A margem Ebitda caiu de 53,5 por cento para 49,2 por cento.
Na outra ponta, tanto o custo dos serviços prestados quanto as despesas operacionais cresceram mais rápido que as receitas. Para os serviços prestados, a Cielo desembolsou 19,6 por cento mais, a 727,1 milhões de reais. E na sua operação a empresa teve despesas 18,2 por cento maiores, a 313,5 milhões de reais.
A companhia informou que seu Conselho de Administração aprovou a distribuição de 960,8 milhões de reais em remuneração a acionistas.
(Por Aluísio Alves; edição Juliana Schincariol)