SÃO PAULO – O lucro líquido da Procter & Gamble (P&G) recuou 15% no segundo trimestre fiscal, encerrado em dezembro, para US$ 3,43 bilhões, na comparação com os mesmos meses do ano anterior. O resultado foi prejudicado por câmbio desfavorável e menor margem de lucro bruto.
O lucro por ação foi de US$ 1,18, perante US$ 1,39 de um ano antes, que incluía o ganho com a compra de sua joint venture na Península Ibérica.
As vendas da gigante americana de consumo somaram US$ 22,3 bilhões, praticamente estáveis em relação à cifra de US$ 22,2 bilhões registrada de outubro a dezembro de 2012.
As vendas orgânicas aumentaram 3%, mas o câmbio teve impacto negativo na receita, na mesma proporção.
“O resultado da P&G no segundo trimestre veio em linha com o esperado”, disse o presidente global, A.G. Lafley. “Estamos no caminho para entregar nossos objetivos de 3% a 4% de crescimento orgânico das vendas e de 5% a 7% de aumento do lucro diluído por ação no ano fiscal”.
O executivo disse, em comunicado, que espera crescimento forte nos ganhos no segundo semestre do ano fiscal, que termina em junho, inpulsionado por “um crescimento sólido da receita, impacto de câmbio de moeda estrangeira mais moderado e economias de produtividade que se acumulam ao longo do ano”.
(Adriana Meyge | Valor, com agências internacionais)